Home / Mentalidade / Desperte o poder da sua mente inconsciente

Desperte o poder da sua mente inconsciente

Esse será um post introdutório sobre noções de mente consciente e inconsciente. Dominar esse conhecimento é necessário para qualquer pessoa que decidiu transformar sua vida através da filosofia do sucesso.

Todos os conceitos de desenvolvimento pessoal e da filosofia do sucesso tem como preceito base a existência de uma mente consciente e uma mente inconsciente, sendo que a união de ambas formam o que você é.

Quem já passou por situações de perigo iminente como um possível acidente automobilístico e, em questões de milésimo de segundos, realizou diversas atividades como calcular espaço, escolher uma rota e desviar de algum obstáculo sabe do que eu estou falando. Conscientemente seria impossível pensar e calcular isso tudo em tão pouco tempo. Foi a mente inconsciente que realizou os comandos, automaticamente.

A maior parte dos comandos automáticos por nós realizados são controlados pela mente inconsciente, mesmo os mais simples.

Quando você acorda e vai se levantar da cama você não precisa pensar: bem, agora preciso inclinar meu tronco para cima, virar de lado, colocar os pés no chão e me levantar. Você simplesmente faz, de maneira automática.

Assim como realiza tarefas simples de maneira automática, as atividades que podem ser realizadas pela nossa mente inconsciente são praticamente ilimitadas e nós não podemos abrir mão desse poder.

Cito o exemplo interessante de pessoas que possuem um programação mental para acordarem em um determinado horário. Mesmo que tenha colocado algo para despertar, essas pessoas sempre acordam instantes antes do despertador tocar. Não é incrível pensar como sua mente foi capaz de contar horas, minutos e segundos enquanto você estava dormindo e lhe fazer acordar no momento exato? Esse é só um dos seus magníficos poderes.

Sim, sua mente inconsciente possui precisão de um relógio, algo impensável para fazer conscientemente não é mesmo?

Nossa mente consciente, embora tenha grande importância como “portão de controle”, é bastante limitada quanto as atividades que pode executar. Na verdade, em relação a muitos processos ela é incapaz de fazer alguma coisa.

A falta de conhecimento sobre mente consciente e inconsciente mantem a maior parte das pessoas vivendo vidas limitadas. Em percentual, eu diria que o que nossa mente consciente é capaz de realizar em nossa vida equivale a, no máximo, 10%. Ou seja, os outros 90% dependem do nosso inconsciente.

Agora você percebe o quanto perdemos por não utilizarmos os poderes da nossa mente inconsciente?

Se você programar seu inconsciente da maneira correta, praticamente não há limites para o que você conseguirá na vida.

A importância da mente consciente

Como eu falei agora pouco, a mente consciente executa a função de “portão de controle”.

Nós somos hoje o resultado dos nossos pensamentos predominantes do passado. Os pensamentos que se repetem com maior frequência vão ficando impregnados em nosso inconsciente e, com o tempo, vão formando o que somos no momento. Ou seja, somos hoje o acúmulo dos nossos pensamentos passados.

Imagine que sua cabeça é um terreno. Os conceitos produzidos por você ou recebido dos outros são constantemente jogados no terreno, como sementes. Os conceitos que você aceita como válidos permanecem na no terreno e os que você considera inválidos são tirados.

Por exemplo. Se alguém lhe disser que se você pular e gritar 3 vezes você vai ficar 10 cm mais alto, é bem provável que você considere esse conceito inválido não é mesmo? Por que? Porque pelo conhecimento anterior que você possui, pular e gritar 3 vezes não tem qualquer relação com ganho de altura e, portanto, esse conhecimento não fará parte do seu terreno.

Pois bem, digamos que outra pessoa acredite nisso. Como a mente consciente dela aceitou esse conceito como verdadeiro, ele ficará plantado em seu terreno.

O exemplo é esdruxulo, mas perfeito para que você entenda a importância da mente consciente como “porteira da caixa”.

“Pular e gritar 3 vezes leva ao ganho de 10 cm de altura” é um conceito falso, não é mesmo? Contudo, se a mente consciente da pessoa aceita, seja lá por qual motivo for, que trata-se de um conceito verdadeiro, isso passará a fazer parte do terreno dela e, o conjunto de sementes existentes no terreno formam o que ela é como pessoa.

Tudo o que é “plantado” em nossa cabeça vai prosperar. No futuro, as “árvores mentais” que tivermos serão a união das sementes plantadas anteriormente.

Utilizei toda essa história “diferente” para ilustrar o que a mente consciente faz. Ela analisa os fatos que surgem na sua vida. Os que ela considera válidos são anexados a você, os demais são descartados.

Por essa razão é necessário ter uma mente consciente treinada, pois se ela aceita como verdades fatos que são irreais, esses fatos não verídicos vão passar para a mente inconsciente e virão a fazer parte de você.

Para resumir: o que você é hoje é resultado do que você aceitou como verdade no passado. Se os conceitos eram realmente verdadeiros, ótimo, sua base mental é de qualidade, mas  e se você aceitou como verdades conceitos que não são reais?

Gosto de usar do conceito do “nasceu pobre morrerá pobre”. Muita gente acredita nisso. Não importa o fato desse conceito ser falso, se a mente consciente da pessoa analisa e aceita como verdadeiro, isso fica gravado em seu inconsciente.

(Deixo claro que falo aqui de pobreza sobre o viés unicamente financeiro).

… A partir daí, podem surgir um milhão de oportunidades para essa pessoa deixar a pobreza, como sua mente está programada de maneira errada, ela sequer verá essas oportunidades, pois no seu mapa mental não existe a estrada do “pobre que fez algo para sair da pobreza”.

Certo Valter, talvez eu tenha alguns conceitos não positivos na minha mente inconsciente.

Eles fazem parte de você agora? Sim.

Eles precisam ficar aí para sempre? Não.

Esses fatos não reais agora fazem parte de você devido a sua mente consciente os ter declarado verdadeiros no passado. Com isso, eles passaram para a sua mente inconsciente.

Da mesma forma, se sua mente consciente programar o seu inconsciente para não mais considera-los verdadeiros, eles deixarão de fazer parte de você.

Consegue captar a importância disso.

Você, conscientemente, é capaz de programar ou reprogramar seu inconsciente. Como seu inconsciente é capaz de realizar tarefas ilimitadas que sequer conseguimos ter noção, você consegue ver o poder que tem nas mãos, ou melhor, no cérebro.

Pense: sua mente inconsciente é capaz de realizar praticamente qualquer coisa e você, conscientemente, é capaz de programar essa mente inconsciente. Ou seja, você pode programa-la para realizar as atividades que desejar.

Poder e perigo da mente inconsciente

Pois bem, espero que você tenha absorvido os conceitos que acabou de ler e tenha percebido o imenso poder que possui de transformar sua vida como bem desejar.

Se o conceito ainda é novo para você não se preocupe. Às vezes leva um tempo para que ele faça total sentido. Só não abandone a ideia, isso pode, de verdade, mudar sua vida, não importa a situação que você esteja no momento.

Programando seu cérebro da maneira correta, as mudanças que você terá na vida são praticamente ilimitadas.

Lembra-se da frase que com “grandes poderes vem grandes responsabilidades”?

Então. Agora que você sabe do poder que possui, é necessário ter grande responsabilidade sobre como utilizá-lo.

A mente inconsciente é incrivelmente poderosa e realizadora, contudo, ela não tem a capacidade de separar pensamentos positivos de negativos.

Dessa forma, se você está realizando uma programação positiva, desenvolveu um plano de vida e, constantemente, fica repetindo esse plano para si mesmo, tais conceitos vão ser aceitos por sua mente inconsciente e ela passará a prepara-lo para a realização do seu objetivo.

Contudo, se você não controla os pensamentos que ficam com maior frequência em sua cabeça as consequências podem ser catastróficas.

Sim, a mente inconsciente realiza o que é programada para realizar, não importa se você está fazendo isso conscientemente ou não. Para entender melhor, leia meu post sobre influências internas e externas.

Muitas pessoas estão no momento colhendo resultados negativos em suas vidas e pensam: eu não plantei coisas negativas, por que isso está acontecendo comigo?

Bem, pense na mente inconsciente como um terreno vazio. Se você plantar árvores frutíferas, flores e grama é isso que você vai ter, ao seu tempo.

inconsciente e subconscienteContudo, se você não plantar nada, o terreno, com o tempo, estará cheio de erva daninha, não é mesmo? Absorva esse conceito: você não plantou nada de negativo, mas as ervas daninhas nasceram mesmo assim.

Nos fomos colocados no mundo para nos desenvolvermos como pessoas, o tempo todo, trata-se de uma lei natural e universal. Sempre que deixamos de seguir essa linha, a vida procura nos mostrar que estamos no caminho errado.

Utilizando o exemplo acima, se você plantou árvores frutíferas, você está desenvolvendo seu terreno, por isso essas árvores nascem e produzem.

Se você não plantou nada, está parado, não está se desenvolvendo, por isso as ervas daninhas aparecem. É uma forma do mundo falar: ei, você está no caminho errado, faça alguma coisa.

Entendeu agora como é importante criar um projeto de vida e, dia a dia, colocar um tijolinho a mais na construção desse projeto.

Fazendo isso você está em constante desenvolvimento e de acordo com a lei natural do universo.

Dessa forma, utilize sua mente consciente para programar o seu inconsciente da maneira correta. Ou seja, mantenha em sua cabeça somente pensamentos que estejam de acordo como o seu plano de vida e ignore o restante.

Em outros posts vou falar mais sobre técnicas para fazer isso.

Se você ainda não faz parte, inscreva-se em qualquer dos formulários na página utilizando seu melhor e-mail que, sempre que eu postar algo, você será avisado.

Além disso, se quiser ajudar na divulgação desse material, compartilhe em suas redes sociais, eu fico muito grato desde já!

Abraços.


Preencha seu e-mail e receba meus artigos gratuitamente!


Garantimos sua privacidade. Não divulgamos seu e-mail!

Shares